O que pandora tem pra gente hoje?
Para
quem já quer ir se ajeitando com as formas, cores e proporções do verão que
vem, aqui vão as primeiras informações observadas na Semana de Moda de Paris, desta
vez são os homens que comandam a passarela.
Vamos
às tendências:
Dior Homme
O estilista Kris van Assche continua
contemplando a alfaiataria mais formal e alongada que faz a fama da marca, mas
acrescenta diversos itens mais casuais, que, na versão Dior, fica superchics,
claro. Os tênis, as parkas, as jaquetas bomber e em especial a estampa
camuflada ganham espaço e se transformam nas estrelas da passarela. Outro toque
legal, que também está em outras coleções graças à influência da nova Gucci de
Alessandro Michele: os patches florais aplicados da sequência final.
Foto: Lilian Pacce
Louis Vuitton
O estilista Kim Jones adora
viajar e deixa isso claro na primavera-verão 2016 da Louis Vuitton apresentada
na Semana de Moda Masculina de Paris, cheia de referências a diversos lugares
do mundo. A mais óbvia são as estampas e bordados asiáticos, com pássaros e
macacos, mas também tem as listras de looks típicos da Birmânia e o levíssimo
couro de Kobe. Na silhueta, chama a atenção o
short largo e o clima pijama
que também está presente em outras coleções dessa temporada. A diferença está
na calça: mais ajustada, sem se render ao baggy que dominou Milão.
Foto: Lilian Pacce
Valentino
A proposta da maison para a primavera-verão
2016, é misturar de tudo:
camisa com floral havaiano, verde militar, jaqueta esportiva com manga raglan,
patchwork de denim, floral colorido bordado em fundo preto à camisa de caubói,
toque étnicos. Essa mistura toda faz com que o que se sobressaia não seja
nenhuma dessas referências e sim a maior: o trabalho de ateliê que deixa cada
item desfilado mais precioso.
Foto: Lilian Pacce
Saint Laurent
Uma mistura de
códigos dos universos do surfe e do grunge (com ar de brechó)
dá em algo diferente de ambos. Elementos Presentes: patchwork de couro, floral
bordado, os óculos redondos com aro de acrílico, franjas, animal print, tricô
de vovó e até xadrez. As silhuetas de coqueiro têm um tom Tumblr, meio seapunk,
e às vezes tem um tom de brechó mesmo.
Foto: Lilian Pacce
Lanvin
A ideia do estilista Lucas Ossendrijver, é fazer com que as roupas novas passassem por um tratamento ou que tivessem “defeitos”
propositais pra mostrar que as coisas “não são perfeitas”. O resultado, na
descrição, pode parecer punk ou grunge, mas concretamente é mais chic e limpo.
Fica com uma cara do estilo cool, sem cair no brecholento. As silhuetas são
diversas, do skinny ao oversized, com uma predileção pelo amplo
total nos casacões longos.
Foto: Lilian Pacce
Kenzo
Em um cenário cheio de
areia imitando o deserto, a dupla Carol Lim e Humberto Leon dá a sua
contribuição à tendência utilitária que é uma das vertentes fortes da temporada
de verão. A pegada é de
viajante-mochileiro, do tipo que curte um turismo aventureiro que inclui pulo de
pára-quedas. Fitas pra puxar que franzem o tecido, fivelas, macacão. O
patchwork de jeans é feito em listras horizontais e as peças são em sua grande
maioria amplas, privilegiando uma silhueta oversized às vezes acinturada.
Foto: Lilian Pacce
Balmain
Essa é a estreia da linha
masculina da Balmain nas passarelas da Semana de Moda Masculina de Paris. O
tema, da coleção masculina de verão, são grandes aventuras do começo
do século 20 (O Safári). O blazer cheio de tiras de couro formando um relevo
com nós diferentes impressiona, mas pra eles o que deve pegar são as
sahariennes com os bolsos utilitários do momento. Referências à Union Jack,
bandeira inglesa, pintam aqui e ali.
Foto: Lilian Pacce
Givenchy
Givenchy, procura resgatar alguns de
seus top hits na passarela: a mistura de streetwear e esporte com a alfaiataria
formal; a religiosidade;
estrelas e listras; vestidos pra mulheres
(mesmo no desfile da linha masculina!) com rendas formando desenhos simétricos
e plumas; xadrez.
O cenário cheio de grades sugere uma temática de
encarceramento, assim como maxicorrentes e a própria imagem de Jesus crucificado. Outra tendência importante que aqui é
levada a mil possibilidades é o jeans: ele aparece de tantos jeitos que a
mensagem é “use-o, e use-o de um jeito diferente, seja lá como for”.
Foto: Lilian Pacce
Michael Kors
Michael Kors traz a ilha de Capri até você: os looks
com proporções mais amplas e caimento fluido aparecem nos ternos,
confeccionados em linho com estampa de pijama; nos trench-coats às vezes com
cintura marcada; nas calças com barras dobradas e até nas bermudas. As sandálias se mantêm firme e fortes em todos os looks da
coleção e alguns looks trazem encharpes.
Foto: Lilian Pacce
Tommy Hilfiger
Tommy Hilfiger se
inspira em homens em clima de viagem por uma ilha luxuosa nos anos 50. As
influências passam pelas ilhas americanas, com o terno ganhando uma
reinterpretação fresh. A roupa social leva um toque de casual com cara de
férias. As cores são clássicas, que variam do branco até marinho e vinho, e o
navy é uma referência com as listras e os looks brancos.
Foto: Lilian Pacce
Ao observar algumas propostas da semana de moda masculina de Paris, as roupas estão bem ousadas, com
um toque mais sensual e de leveza: blusas de renda, shortinhos curtos, pijamas
de cetim, saias foram os elementos que tiram um destaque maior!
A
moda não está olhando o publico clássico. Está de olho é na turma da moda e nos
jovens para ver se consegue esticar os limites do que é aceitável para o mundo
masculino tradicional para, aos poucos, ir relaxando seus rígidos códigos e
conhecido conservadorismo.
O mundo da moda masculino já foi tão
sofisticado, precioso, cheio de detalhes, rendas, babados e cores como é o
feminino; é só olhar os franceses da corte do Rei Luis XIV, chamado de Rei Sol.
Por conta da Revolução Francesa, da ascensão da burguesia, do protestantismo e
da Revolução industrial, a partir do século XIX os homens abdicaram das
vaidades e passaram a se concentrar em ganhar dinheiro. Aparentar deixou de ser
menos importante do que ter.
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